A importância da velocidade em sites mobile e algumas dicas do Google

A velocidade de carregamento dos sites já é um critério no ranking orgânico dos resultados de busca em desktop no Google. Agora, ela também passa a ser um critério para o ranqueamento no mobile.

Bem, não há motivos para uma preocupação exagerada. A mudança começará afetando apenas as páginas que entregam uma experiência muito abaixo do esperado e aqueles que possuem muito conteúdo relevante, mesmo com uma página mais lenta, poderão continuar aparecendo no topo. Mas se o seu objetivo é ficar sempre no topo da pesquisa, temos algumas informações importantes para você, confira!

1. Velocidade no mobile é essencial
Pesquisas apontam que já vivemos em um mundo que o mobile se tornou a primeira ferramenta de pesquisa e a mais preferida dos consumidores. Segundo um levantamento da empresa Statista, o tempo de uso de smartphones dos brasileiros mais do que dobrou em quatro anos. Em 2012, a média era inferior a duas horas diárias, atualmente, a média é de quatro horas e 48 minutos.

Isso explica o crescente investimento das empresas em mídia digital, especialmente no mobile. Nesse cenário, a velocidade dos sites se torna essencial. Alguns dados disponibilizados pelo Google mostram que ela afeta diretamente as taxas de rejeição (bounce rate) e as taxas de conversão:

• +50% das visitas em site mobile são abandonadas se demoram mais que 3 segundos para carregar;
• Um segundo de atraso em sites mobile podem impactar as conversões em até 20%;
• Em outras palavras: um site lento pode estar fazendo você perder dinheiro.

2. Como avaliar o seu site
O Google possui algumas ferramentas que auxiliam na avaliação da velocidade de um site:

• O Speed Scorecard permite que você compare a velocidade de seu site mobile com a velocidade de seus concorrentes – baseado na experiência de usuários reais do Chrome;
• A Calculadora de Impacto estima o potencial impacto de melhorias na velocidade do seu site mobile na sua receita – utilizando dados do Google Analytics;
• Já o PageSpeed Insights avalia a velocidade com que o seu site é carregado e dá dicas de otimização.

3. A AMP pode ser uma grande aliada
O Google desenvolveu a tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP) que visa proporcionar um carregamento mais rápido de sites em dispositivos móveis e de forma quase instantânea. Campanhas de anúncio podem inclusive direcionar o usuário que está acessando a partir de um dispositivo mobile para um site construído com essa tecnologia, oferecendo uma melhor experiência.

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* com informações de ThinkWithGoogle