Aprenda agora mesmo: quais são as páginas mais importantes do seu site e como otimizá-las?

Se você pudesse escolher as páginas mais importantes do seu site, quais seriam? Pois saiba que elas existem e você precisa dar uma atenção especial para as mesmas!

De um modo geral, pode-se dizer que as páginas mais importantes dos sites são as seguintes: 


Agora, você sabe o que fazer com essa informação? Você deverá encontrar uma maneira de otimizar estas páginas, para que elas tenham um maior destaque nos acessos. A otimização deverá ser feita, além das técnicas de SEO >> 4 Maneiras fáceis de fazer SEO no seu site , mas também com alterações na própria estrutura do site. 

O primeiro passo é saber de onde vieram os seus visitantes, para que desta forma, você consiga entender o que os trouxe até a sua página e qual seria o conteúdo que os seus visitantes gostariam de visualizar. Lembre-se de adequar as informações de uma maneira harmônica, que fique visualmente bonito e de acordo com o design criado. Você pode trazer conteúdos de formatos diferentes, para que o usuário tenha uma experiência de melhor qualidade, como por exemplo: vídeos, infográficos, entrevistas, fotos, gráficos, entre outros exemplos. 

O segundo passo é entender o que os seus visitantes querem. Qual é o objetivo deles, este objetivo está sendo atingido? Assim, você poderá focar em conteúdos que sejam de fato relevantes para os usuários e criar CTA's que façam sentido. O ideal é que as páginas possuam duas coisas: informação + ação. Por exemplo: conheça a empresa + um botão para entrar em contato. Entende? É de extrema importância que haja a informação, mas a ação precisa acontecer!

Agora, vamos às dicas para otimização das páginas!

1) Página inicial



  • Use um título grande e coloque as informações mais importantes no centro.

  • Crie fluxo. Lembre-se da importância da "ação", o usuário precisa saber para onde ele deve ir.

  • Faça uma CTA grande e o mais óbvia possível. 


2) Página “Sobre”



  • As informações mais relevantes e importantes devem ficar acima da dobra. O usuário está na sua página “Sobre” por algum motivo. Coloque as informações que ele procura, não deixe que o usuário saia do seu site com dúvidas.

  • Inclua pelo menos uma CTA.


3) Blog



  • Organize as informações do seu blog de um jeito claro e verifique se elas atendem aos motivos de os usuários estarem em seu blog. A maioria dos usuários quer ler os artigos mais recentes, então apresente estes primeiro. Você também pode organizar categorias na página inicial do blog, como “mais recentes”, “mais populares” ou outras formas de categorização.

  • Inclua CTAs que facilitem para o usuário assinar o blog, baixar um recurso gratuitamente e assim por diante. Embora os usuários tenham vindo em busca de informações, você quer que eles se envolvam e fiquem conectados.


 4) Página de contato



  • Coloque as informações que eles estão procurando acima da dobra: endereço de e-mail, telefone, formulário de contato, mapa, endereço de correspondência etc. Dessas quatro páginas, a de contato é a que implica um nível mais detalhado de intenção do usuário. Afinal, a nossa intenção é que o usuário entre em contato!

  • Use CTAs que permitam ao usuário entrar em contato com você com facilidade (já que, teoricamente, esse foi o motivo para ele ter ido à sua página de contato). Facilite a ação do visitante e faça uma CTA realmente óbvia e envolva o usuário retribuindo a sua intenção na hora com uma CTA como “Fale conosco agora” ou “Envie um e-mail agora”.


Agora ficou mais fácil de tornar o seu site amigável para a experiência do usuário, não é mesmo? Se possuir alguma dúvida, entre em contato com a StudioGT! 

Informações: Hubspot