O que é SEO e como aplicar? (parte 1)

Os buscadores são a principal fonte de pesquisa de informações, tanto é que todo dia só o Google realiza mais de 3 bilhões de pesquisas. O mecanismo já consolidou sua importância comercial para empresas, pois é o ponto de partida da jornada de muitos consumidores. Para estar em evidência nesse cenário, sua marca precisa ser facilmente encontrada. Alguns estudos apontam que cerca de 90% das pessoas não passam da primeira página de resultados. Por isso, estar no topo da busca é vital para contar com o fluxo de usuários. E o que SEO tem a ver com isso tudo?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Nada mais é que um conjunto de práticas para páginas da internet que tem como objetivo atingir um bom posicionamento orgânico no ranking dos buscadores. O resultado de um trabalho bem feito em SEO é mais tráfego no site e o aumento de reputação para a marca.

O principal ponto positivo do SEO é que ele gera acessos orgânicos, não por meio de anúncio. A estratégia é toda regida em função do usuário. Ou seja, boas práticas de SEO são formas de proporcionar a melhor experiência possível para a pessoa que acessa a sua página. Por isso, é fundamental entender que critérios o Google utiliza para classificar o que é um site que atende as expectativas de quem pesquisa.

Como o Google classifica as páginas?
O mecanismo de busca conta com uma tecnologia que rastreia a internet, identificando os melhores resultados para atender a necessidade do usuário. Só que o Google não “lê” o site da mesma forma que nós. Ele só consegue identificar e indexar o que está em forma de texto ou código de programação. A partir disso, o Google utiliza mais 200 fatores para classificar a relevância do conteúdo para a pessoa que procura. Vale lembrar que esses fatores não são públicos. A empresa só confirmou o uso de alguns e o resto é composto pelo que os profissionais da área percebem a partir de testes.

O que é necessário para estar no topo?

Conteúdo de qualidade
Este é um dos elementos que mais pesam na conta do Google. O conteúdo da sua página deve ser autêntico, engajar as pessoas e sanar a dúvida da pessoa que chegou até ele. Não é regra, mas os conteúdos que melhor performam têm uma média de 2.500 caracteres. Em geral, postagens mais completas sobre o tema.

Títulos atraentes
Para ter uma boa CTR (taxa de cliques), o título do seu texto precisa ser envolvente. Afinal, ele é o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo. Só que é essencial entregar no corpo do texto aquilo que o título promete, ou então você pode ser penalizado pelo Google. O tamanho ideal é de aproximadamente 55 caracteres, deve ser objetivo e citar a palavra-chave já de início.

*Este texto é o primeiro de uma série que publicaremos sobre SEO. Acompanhe o nosso blog para conferir os próximos.